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Brand Experience? Cuidado. Experiência não é tudo. Ou melhor, é.

Muito tem se falado sobre Brand Experience. Posts são produzidos de forma massificadora e mostram ações de contato com o produto ou uma ação sensorial sempre sob o termo Brand Experience.

Separemos primeiro o que é experiência. No popular a experiência é entendida somente como algo vivencial, tangível, interativo. No entanto, isso é a superfície. Tudo para nós é experiência. A experiência está ligada às sensações e também à percepção. Ouvir uma música é uma experiência, sentir a grama sob seus pés ou olhar uma embalagem, todas as situações são uma experiência. Tudo o que percebemos e analisamos de uma determinada mensagem (entenda também como mensagem o conteúdo e informação de qualquer tipo e qualquer fonte) pode ser chamado de experiência. Mesmo as ilusões podem ser percebidas pelas nossas mentes como uma experiência.

Sendo assim, Brand Experience é a experiência geral da manifestação da marca e no nosso ponto de vista, longe de ser apenas uma ação pontual de contato com o produto ou serviço. Não há diferença, sob o ponto de vista da experiência, entre ser atendido pela recepcionista de uma empresa ou tomar um bom gole de Toddynho.

Sabemos que na área da comunicação criam-se jargões para facilitar e divulgar uma determinada ação, porém esse reducionismo pode gerar o esquecimento de fundamentos como: qualquer manifestação de uma marca é por si só, uma possibilidade de experiência. Lembrando que um trabalho de branding no nível de excelência necessita que todas as suas manifestações sejam uníssonas (mesmo isso sendo muito difícil) e que esta preocupação e direcionamento estejam latentes em cada detalhe, em cada signo.


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