top of page

Afinal, o que significa 808?

Essa é uma pergunta recorrente que aparece ao final dos nossos workshops de Name Foundry 808 – Criação de Nomes para Marcas. Em uma explicação, não tão breve, vamos desvendar sua montagem. A estratégia básica adotada foi a de signo aberto. O nome 808 foi construído para representar os quatro pilares filosóficos e metodológicos da agência: semiótica, teoria da comunicação, psicanálise e design, sob a nossa exclusiva metodologia de naming.

O primeiro pilar – A Semiótica. Baseada na teoria de C.S.Peirce, iniciamos a montagem do nome baseado em uma de suas reflexões: para uma nova ideia, um novo nome – onde o fundo da correlação com a semiose apresenta a ideia de que um símbolo (signo apreendido como lei) carrega em si uma experiência colateral. Sendo assim, como a ideia da 808 era exatamente apresentar uma nova abordagem para o branding, todas as palavras poderiam remeter ao que exatamente não era sua intenção: algo já conhecido. Sendo assim, um número pode gerar alguma referência a alguém, porém, muito particular e não culturalmente simbolizada.

O segundo pilar – A Teoria da Comunicação. Sabemos que todo signo, seja ele icônico, indiciático ou simbólico, comunica algo. Porém, queríamos a estrutura da comunicação em nossa marca. Estruturamos o nome a partir do famoso esquema de comunicação de Shannon-Weaver (1948) – onde sua formulação já antevia o não tão menos famoso Estruturalismo que deu a base às teorias de Jacque Lacan (psicanálise), Levi Strauss (antropologia) e Roland Barthes (crítica literária, semiologia). Sendo assim, utilizamos no nome a essência deste esquema: Emissor – Meio – Receptor.

O terceiro pilar – A Psicanálise. O inconsciente estruturado como linguagem. Além deste conceito Lacaniano, na verdade pinçamos a ideia da psicanálise de que, ao contrário da Teoria da Comunicação, na verdade, o Receptor é o Emissor da demanda. Ou seja, a importância do receptor é ambivalente à existência de um Emissor. Ou seja, assim como na vida cotidiana, o Outro é Eu. Bem, o que importa nesse caldeirão psicanalítico articulado com a construção do nome é de que precisaríamos de uma marca que fosse um palíndromo – que a sua leitura fosse realizada em ambos os sentidos, de frente para trás e de trás para frente.

O quarto pilar – O Design. Seguindo um processo de percepção, era necessário que independente da sua forma gráfica final, o design desse sua contribuição no desenvolvimento do signo linquístico. Na ótica da 808 Comunicação, o design enquanto conceito é tão importante quanto forma final. Sendo assim, partimos para a definição dos elementos pensando no equilíbrio da comunicação enquanto relacionamento, fundamentando a ideia de todos os seus elementos estarem em equilíbrio. Desta forma, chegamos aos números 8 e 0, que quando cortados ao meio apresentassem o equilíbrio entre os dois lados.

Ao final desta montagem, temos o nome 808. Ainda assim, sempre existe a pergunta: mas então, porque não 8008? A resposta, desta vez vem no nosso método de atendimento e precisão da entrega: existe sempre um meio, seja qual ele for, mas a comunicação precisa é de que haja a menor distância entre problema e solução, entre agência e cliente, entre uma ideia e a sua interpretação. O resultado do nome é a nossa filosofia de trabalho e de comunicação ideal “quando eu falo 8, você entende 8”.

Ecco!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Basic Square
  • Black Instagram Icon
bottom of page