Name Foundry 808

A diferença entre dar nomes, Naming e Name Foundry 808

Sabe quando sentimos um cheiro que nos lembra uma pessoa, um momento ou um estado de espírito ? Ou aquela música que estimula nossa memória…? Pois é, são as associações dos sentidos. Os sentidos estimulam associações que interligam significados. O mesmo acontece com os nomes. Nomes estimulam associações que remetem a significados.

Aliás, você já parou para pensar nos significados dos nomes ?

Desde pequenos tendemos a nomear coisas, pessoas, e situações com naturalidade, e sem percebermos, estamos resignificando constantemente. Resignificamos pois agregamos valor. Sendo assim, percebemos que os nomes não são designações aleatórias e sem sentido, pelo contrário, nomear é um meio de expressão complexo e muito significativo, pelo qual as pessoas manifestam sentimentos, valores e idéias pessoais.

Porém, é importante ressaltar que justamente por tendermos atribuir características próprias aos nomes em geral, é essencial que haja um distanciamento dos valores individuais no processo de elaboração de nomes de marcas.

As marcas carregam valores próprios, e seus nomes devem condizer com os mesmos. Os nomes de empresas , serviços e produtos devem estar vinculados com os valores e os conceitos da marca, possibilitando uma aproximação do receptor com os significados e formando um vínculo de associações.

Este processo é chamado de Naming, e é um processo técnico de elaboração e criação de nomes que através dos signos lingüísticos visa estimular associações que remetem a significados da marca. O que a 808 Comunicação e Design faz vai além do Naming. Ela atua como uma Name Foundry.

Os nomes devem possibilitar a aproximação e reconhecimento do receptor. Assim como um cheiro estimula lembranças, um nome deve estimular significados. Um bom nome pode facilitar e estimular a associação, simplificar o processo de memorização e compra, promover a identidade da marca, evocar sentimentos de confiança, segurança, força , durabilidade, velocidade, status e exclusividade, entre outros.

Atenção, pois há grande um detalhe: Name Foundry não é um processo autônomo nem auto-suficiente, e sim uma das peças do processo de Branding, cujo maior ou menor sucesso está relacionado a muitos outros fatores como qualidade os canais de distribuição, preço, comunicação, entre outros.

Assim como uma única peça é essencial para o sucesso de um quebra-cabeça composto de mil peças, o Naming é essencial para o sucesso do processo de Branding. Pois nomes eficazes projetam a personalidade de um produto, serviço ou empresa e inspiram a qualidade e integridade de que eles representam.

O Name Foundry 808 atribui expressão a uma forma lingüística, e estimula as percepções. E é isso que esperamos deste tipo de signo.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Basic Square
  • Black Instagram Icon